Artrose, o que significa?
DOENÇA CRÓNICAA osteoartrose, vulgarmente chamada artrose, é a mais comum das doenças reumáticas.
É uma doença crónica de natureza degenerativa do aparelho locomotor, que atinge a cartilagem articular existente nas extremidades dos ossos.
Na artrose a cartilagem articular úlcera e o osso que está por debaixo reage, espessando-se e dando origem a formações ósseas chamadas osteófitos, também conhecidos por «bicos de papagaio». Isto porque nas radiografias, sobretudo da coluna, dão imagens que lembram um bico de um papagaio.
Embora seja mais frequente nos indivíduos idosos que naturalmente tiveram mais anos para irem desgastando as suas articulações, nem sempre é sinónimo de envelhecimento articular.
Há idosos sem artroses e adultos jovens com esta doença.
Estima-se que acima dos 60 anos de idade, 90% dos indivíduos têm artrose, embora nem sempre existam sintomas. Afeta homens e mulheres, com predomínio do género feminino.
É a 1ª causa de incapacidade nos idosos e uma das causas mais frequentes de incapacidade definitiva e reforma antecipada.
É uma doença que surge em todos os climas. O clima não é causa de artrose, embora o frio e a humidade agravem as queixas e o clima quente alivie as dores.

Quais são os principais sintomas?
- Dor
- Rigidez
- Incapacidade funcional
- Deformidades
Como posso tratar a artrose?
A artrose não tem cura, porém existem tratamentos cujo objetivo é proporcionar a manutenção da qualidade de vida dos pacientes.
O tratamento tem essencialmente 3 objetivos:
- Aliviar a dor.
- Manter e melhorar a mobilidade das articulações atingidas e evitar a atrofias musculares.
- Impedir ou atrasar a progressão da doença.
O papel do Fisiatria na artrose
1. Diagnosticar precocemente esta patologia.
2. Recorrer ao tratamento farmacológico adequado, para melhoria da dor e inflamação. Nunca se automedique, consulte sempre o seu médico ou farmacêutico e siga as recomendações.
3. Recorrer a métodos terapêuticos específicos. A aplicabilidade destes tratamentos integra uma equipa multiprofissional da qual fazem parte o fisiatra, os fisioterapeutas, os terapeutas ocupacionais e técnicos de massagem e recuperação com vista a controlar e minimizar os seguintes aspetos:
- Controle da dor, inflamação e contratura muscular.
- Melhorar e manter a capacidade funcional articular.
- Corrigir défices articulares e funcionais.
- Retardar o processo evolutivo e moderar as consequências.
- Aumentar os períodos sem sintomas.
- Prevenir e tratar as complicações.
- Melhorar a qualidade de vida e autonomia funcional do indivíduo nas suas atividades diárias, sociais e laborais.
Mas… A artrose não se trata apenas com tratamento medicamentoso e fisiátrico?
O empenhamento do doente é indispensável e sem ele o plano de tratamento não tem êxito.
A sobrecarga das articulações e posturas incorretas no dia a dia despertam e/ou agravam dores e levam a sobrecargas que agravam o desgaste das cartilagens.
Por isso se tem artrose, siga as orientações clínicas e as regras gerais de proteção das articulações e procure a correção das posturas incorretas
Se sofre de qualquer tipo de artrose marque consulta com o seu médico fisiatra. A Fisiatria como Especialidade Médica e fazendo parte integrante das Equipas de Reabilitação, confere uma intervenção mais abrangente no tratamento da Artrose.