Tive uma entorse do tornozelo – E agora?
Lesões musculoesqueléticasAs entorses do tornozelo (ET) são provavelmente a lesão mais comum no universo da patologia músculo-esquelética (15-25%), sendo na sua esmagadora maioria entorses externas (cerca de 95%). Habitualmente são lesões benignas e resolvem-se sem sequelas, mas até as lesões mais graves podem evoluir favoravelmente, se sujeitas a uma abordagem terapêutica adequada.
Ainda que habitualmente não complicadas, merecem algum cuidado para garantir um tratamento eficaz e para se excluírem lesões graves.
A estabilidade do tornozelo é uma condição indispensável para um bom desempenho do tornozelo, permitindo a marcha e outras atividades mais exigentes como a corrida e o salto.
O tornozelo é uma complexa estrutura que envolve várias articulações, sendo o complexo ligamentar lateral o mais frequentemente atingido.
O conhecimento do mecanismo de lesão e dos fatores de risco, são determinantes para o diagnóstico, tratamento apropriado e para a implementação de medidas preventivas.
O diagnóstico resulta da pesquisa de sinais e sintomas, de um exame físico completo e quando necessário, do recurso a exames complementares de diagnóstico.
Na avaliação inicial, é prioritária a exclusão de complicações graves, como fraturas, que podem camuflar ou até acompanhar as lesões ligamentares.
O que fazer até consultar um médico (Ortopedista ou Fisiatra)
Após uma entorse do tornozelo, é fundamental adotar medidas simples e seguras que contribuam para controlar os sintomas iniciais e prevenir agravamentos até à avaliação médica.
Atualmente, os estudos destacam a importância de intervenções que favoreçam uma cicatrização otimizada dos tecidos, privilegiando o movimento controlado e a educação da pessoa lesionada. Neste contexto, o protocolo PEACE & LOVE tem ganho particular relevância, propondo uma sequência de cuidados baseada na melhor evidência disponível, desde o tratamento imediato da lesão até ao regresso seguro às atividades, sendo considerado uma das abordagens mais recomendadas para o tratamento das entorses do tornozelo.
Protocolo PEACE & LOVE
O PEACE & LOVE é um protocolo moderno utilizado na abordagem das lesões músculo-esqueléticas, incluindo a entorse do tornozelo. Surge como alternativa a métodos tradicionais, valorizando a cicatrização natural, o envolvimento ativo da pessoa e intervenções progressivas baseadas na evidência científica.
PEACE – Cuidados imediatos após a lesão (fase aguda)
LOVE - Cuidados Subsequentes (fase pós-aguda)
Sinais de alerta
Procure avaliação médica urgente se tiver:
- Incapacidade de apoiar o pé ou caminhar;
- Dor intensa persistente;
- Edema rápido;
- Deformidade visível;
- Dormência ou alterações de cor no pé.